Qual aditivo usar?

Aditivo: como usar e qual usar?

Os fabricantes de automóveis costumam escolher um determinado tipo de aditivo a ser usado para todas as suas linhas. Isso faz com que a escolha do líquido de arrefecimento correto para adicionar ao seu veículo seja muito mais fácil. Você pode procurar tipos de aditivos de acordo com o fabricante do veículo e também pela cor do líquido de arrefecimento.

Outra maneira de determinar que tipo de aditivo para adicionar ao seu veículo é consultar o manual do proprietário. Se o manual do proprietário não está disponível, você pode procurá-lo no site do fabricante.

Sempre tenha certeza do tipo de aditivo que você está adicionando ao seu carro antes de comprá-lo. Não há perigo específico para misturar aditivos em um veículo. No entanto, se você adicionar um aditivo EAS ou HOAT para um aditivo IAT, o aditivo anterior será revertido para uma vida de dois anos.

Existem também produtos anticongelantes universais que dizem ser utilizáveis em qualquer carro. Particularmente, não aconselho o uso destes produtos, mas vá por sua conta e risco.

Adicionando aditivo para o seu carro entre visitas ao mecânico para ter o sistema de refrigeração sempre limpo é uma boa maneira de manter o carro funcionando be. O processo é muito simples, mas só deve ser feito quando o carro teve pelo menos três horas para esfriar depois de dirigir. Tudo que você precisa é o aditivo misturado com água desmineralizada, luvas de trabalho, óculos de segurança, um funil e uma lanterna.

Líquido de arrefecimento: como colocar no seu carro?

  • Levante o capô do carro;
  • Localize o reservatório do líquido de arrefecimento. Este reservatório é geralmente um recipiente de plástico transparente com uma tampa de rosca de plástico localizado ao lado do radiador;
  • Solte a tampa de plástico no reservatório;
  • Verifique o quanto de refrigerante está no reservatório. Normalmente existem duas linhas que marcam níveis mínimos e máximos de líquido de arrefecimento. Você pode precisar de uma lanterna para ver as linhas;
  • Derrame o líquido de arrefecimento para dentro do reservatório até atingir a linha de nível máximo;
  • Aperte novamente a tampa do reservatório. Inicie o carro por alguns minutos para executar o líquido através do radiador e do motor.

Você também pode querer consultar o manual do proprietário para obter instruções sobre como adicionar o líquido de arrefecimento no seu veículo. O manual do proprietário pode apresentar um diagrama indicando a localização do reservatório de líquido de arrefecimento. Quando o líquido chegar ao fim da sua vida útil será preciso levar o carro a um mecânico profissional para ter todo o sistema nivelado e substituído com líquido fresco.

Vale também lembrar de não completar seu sistema de arrefecimento com água pura. Isso vai acabar com todo seu sistema, enferrujando e causando danos caros de serem reparados.

 

Fonte: https://www.carrodegaragem.com/